Associação Desportiva da Estação

2024/2025

Promoção dos Valores Éticos no Futebol e na Sociedade

 

Projeto de Ética Desportiva
Almanaque da Ética

 

Visão

Respeitando a nossa história e identidade, pretendemos ser uma referência no distrito de Castelo Branco nos domínios do associativismo, no futebol de formação, na formação cívica e social de todos os nossos recursos humanos desta Instituição, reconhecidos pela excelência e ética profissional.
A Associação Desportiva da Estação tem como objetivos primordiais a promoção e aprendizagem da prática desportiva (futebol), na qual a fraternidade, amizade e lealdade deverão ser sempre valorizados. O Clube procura ajudar a melhorar a qualidade de vida da população covilhanense, através da promoção da atividade física e da estreita colaboração com diferentes parceiros e instituições de cariz social. Todo o percurso da criança que entra nas nossas escolas é orientado para a aquisição das competências, aptidões e capacidades essenciais para a integração no Clube.
A AD Estação a medio longo prazo, deseja ser uma instituição de referência no nível da atividade que desenvolvemos (futebol), fazendo com que as experiências adquiridas e competências desenvolvidas pelos nossos atletas, acreditamos serem uma mais valia, na vida futura destes.

 

Missão

A Associação Desportiva da Estação tem como Missão “promover a cultura, companheirismo, entreajuda, corporativismo, associativismo, bem-estar e atividade física, na população do concelho da Covilhã e da Região, ambicionando ser: “reconhecida pela formação de jovens tanto a nível educacional como social, transmitindo valores que serão uteis na sua vida futura. Esta Instituição abrange jovens com faixa etária dos 4 aos 19 anos, direcionada para o futebol de formação, onde desenvolve e aperfeiçoa oportunidades para praticar futebol como um desporto de recreação, tempo livre, formação e competição.
Ocupar os tempos livres das crianças no sentido de combater a indisciplina e marginalidade, fomentar as relações pessoais dos jovens – entre si e com os outros, proporcionando a todas as crianças, na escola de futebol da ADE, um programa de ensino/aprendizagem original e inovador, perspetivando às mesmas, melhores competências e constante evolução, respeitando sempre as suas etapas de desenvolvimento.

A Associação Desportiva da Estação, tem ainda como Missão, promover e difundir a prática desportiva, cultural e recreativa, formar os seus jovens atletas, transmitindo e incutindo os valores do Clube, realizar a ligação com outras Entidades do Concelho, do Distrito e do Pais, para promover o intercambio entre diversas Instituições e assim melhorar as condições de trabalho dos nossos atletas.

 

Valores e Objectivos

A instituição Associação Desportiva da Estação assume como valores o desenvolvimento técnico, pedagógico, social e cultural, assim como, potenciar as capacidades físicas e psicológicas que contribuem para o desenvolvimento global, visando o aumento da produtividade e fomentando hábitos saudáveis na melhoria anda formação, utilizando competências sociais e valores morais, de entre os quais se privilegiam a responsabilidade, espirito de equipa, disciplina, tolerância, perseverança, verdade, respeito, solidariedade e dedicação.

 

Resumo

Este projeto tem como objetivo difundir os valores da ética desportiva a todos os intervenientes ligados ao futebol de formação desta Instituição. Sendo os pais/encarregados de educação um desses intervenientes, é importante transmitir os comportamentos e atitudes necessárias para que haja uma prática desportiva saudável.
É cada vez mais público a problemática dos pais nos desportos coletivos (futebol) no nosso país, onde estes por vezes têm comportamentos incorretos e antiéticos.
Assim, este projeto visa a criação do livro “Almanaque da Ética”, para que esta Escola de Formação de Futebol (AD Estação), consiga regular de certo modo, os comportamentos inadequados que os pais possam vir a realizar. Com isto, os atletas e Encarregados de Educação também vão percecionar os valores que devem existir no desporto, criando assim modos de estar e comportamentos positivos, que deverão levar para o resto da sua formação desportiva.

 

Introdução

Diariamente é cada vez mais frequente o contacto das pessoas com o futebol, pois é um dos desportos mais praticados em todo o mundo. É praticado por miúdos e graúdos, do simples futebol de rua ao futebol profissional. Sabemos que o sonho de muitas crianças é chegar ao mais alto nível do futebol profissional, mas para isso poder vir a acontecer é necessário muito esforço, dedicação e a perceção de valores importantes para a prática desportiva.

 

A importância do futebol de formação

O desporto de formação e neste caso, o futebol de formação, tem uma grande dimensão na aquisição de valores e princípios do atleta, enquanto pessoa e jogador. Os jovens ao longo do seu percurso pelos vários escalões de formação, vão adquirindo um desenvolvimento não só físico, mas também psicológico, ajudando assim no desenvolvimento global da criança.
O futebol de formação é um espaço onde para além de incentivar um estilo de vida saudável, permite à criança adquirir valores como o espírito de equipa, responsabilidade, disciplina, respeito, dedicação, amizade, entre vários outros, através do relacionamento com os diversos intervenientes do jogo.
Com isto, percebemos que o treinador tem um papel fundamental, pois é o líder do processo que a criança percorre através dos escalões de formação.

 

A participação dos pais na prática desportiva dos seus filhos

Compreendemos que os principais responsáveis pelo desenvolvimento e processo de formação da criança, serão sempre os seus pais.
Estes podem influenciar os seus filhos de uma forma positiva promovendo o seu divertimento. Mas também podem influenciar de uma forma negativa, podem ser a causa do desinteresse, da insatisfação e possível abandono da modalidade desportiva.
Os jovens podem sofrer por parte dos seus pais uma pressão negativa, onde o atleta sente que não tem um nível de performance correspondente às expectativas do seu encarregado de educação.
Além disso, é frequentemente observado através das redes sociais por exemplo, que muitos pais não tem os comportamentos mais adequados durante os treinos e jogos dos seus filhos. Por vezes criticam o adversário, ou o árbitro da partida, gritam várias vezes apelando para que o seu filho entre em campo, ou jogue de certa forma.
Os pais devem ter consciência que os seus comportamentos estão sob o olhar dos seus filhos, não só quando estão na bancada, mas como no quotidiano. Sendo assim importante refletir sobre os comportamentos a tomar.

 

O Projeto

Com o propósito de promover os valores da ética desportiva no clube, a Associação Desportiva da Estação criou o projeto designado por “Almanaque da Ética”.
O projeto funcionará do seguinte modo:
Iremos solicitar a algumas Instituições da Cidade da Covilhã e do Distrito de Castelo Branco, entre as quais, o Presidente da Direção da Associação Desportiva da Estação, o Presidente da Associação de Futebol de Castelo Branco, ao Departamento da Ética da Associação de Futebol de Castelo Branco, o Presidente da União de Junta de Freguesia da Covilhã e Canhoso, o Subintendente da Policia de Segurança Publica da Covilhã (PSP), o Capitão da Guarda Nacional Republicana (GNR), a Encarregados de Educação de alguns atletas do clube da (AD Estação), a atletas e treinadores do Clube (AD Estação), para redigirem um pequeno texto alusivo à ÉTICA e aos bons exemplos e boas práticas, exibindo também exemplos negativos daquilo que não deve acontecer, para ser colocado no Livro/Almanaque da Ética,

  1. Realização de uma reunião para os pais e encarregados de educação, com o Departamento de futebol (coordenador, diretores responsáveis dos escalões e treinadores), onde será explicada a importância dos valores éticos no desenvolvimento do atleta exibindo também exemplos negativos daquilo que não deve acontecer.
  2. Será apresentado o “Regulamento de Boas Práticas” do Clube, onde está incluído o “Almanaque da Ética”, para salientar as regras definidas no início da época desportiva.
  3. Apresentação do livro “Almanaque da Ética”, e entrega dos questionários de satisfação (em papel ou através de link) para atletas, Pais e Encarregados de Educação do Clube, sendo explicada a forma de distribuição do livro.
  4. Aquisição do livro será gratuita e será efetuada nas instalações do Clube, aos Encarregados de Educação dos atletas.
  5. Recolha e tratamento de dados dos questionários.
  6. Apresentação dos dados e convívio.

O projeto decorrerá entre janeiro 2025 e junho 2025, visto que é um projeto piloto, para depois continuar nas próximas épocas desportivas. A realização da reunião de pais, será no mês de dezembro 2024 ou janeiro de 2025, visto que, é uma época festiva em que as pessoas/famílias estão mais recetivas para os momentos de solidariedade e de partilha.
Este projeto destina-se aos escalões de petizes aos infantis por serem os escalões que podem corrigir atempadamente comportamentos anómalos dos Pais e dos Encarregados de Educação.
As redes sociais e o website do clube vão servir de meio de divulgação do projeto.
Os gastos para a elaboração do Livro/Almanaque (encadernação e impressão), é de 5€ cada unidade.

 

Objetivo da Caderneta

O projeto nasce através daquilo que é um problema presente no futebol português, nomeadamente no futebol formação. Como já foi referido ao longo do projeto, é importante promover os valores éticos àqueles que serão os proponentes do mesmo, pais e atletas do nosso clube, para que estes percebam a sua verdadeira importância.

Assim, seguindo uma perspetiva de reconhecimento pela positiva, a criação do Almanaque, surge com o propósito de tornar o incentivo às boas práticas algo frequente, e que esteja presente ao longo da época desportiva.

Com este objetivo, pretendemos que o Almanaque da Ética, beneficie os atletas e sobretudo os pais destes atletas, afim de, podermos corrigir o comportamento e atitudes menos éticas por parte dos Encarregados de Educação dos atletas.

Com isto, é esperado que as crianças tentem de alguma forma regular os comportamentos dos seus pais, tornando-se assim também um bom motivo de competição saudável entre colegas de equipa.

 

Características

O almanaque é composto por pequenos textos informativos onde são mostrados e mencionados alguns comportamentos que os pais devem ter e também é composto por 10 dicas/sugestões para o comportamento dos Pais e Encarregados de Educação.

Iremos efetuar um questionário para Pais e atletas, sobre os valores da Ética e o envolvimento Parental na Prática Desportiva, este questionário poderá ser feito em papel ou através da criação de um link, para ser colocado no grupo dos pais em cada escalão de formação.

Este questionário tem como objetivo avaliar o envolvimento dos pais na prática desportiva do seu(a) filho(a) e a perceção do funcionamento familiar.

O mesmo questionário será aplicado aos filhos/atletas, mas com uma perspetiva de entender como a criança percebe o envolvimento dos seus pais na sua prática desportiva e o funcionamento familiar

Pretendemos moldar e adaptar o comportamento desportivo dos pais dos atletas nos recintos desportivos e também na vida quotidiana deles.

 

Conclusão

Com o “Almanaque da Ética”, espera-se que a mensagem sobre os valores éticos e a importância dos mesmos, seja um objetivo comum para os atletas e para os seus respetivos pais/encarregados de educação, criando assim comportamentos corretos para uma prática desportiva saudável e na sua vida social.

Anexo 1

Cronograma.

Anexo 2

Questionário.

 

(  ) Sim, concordo em participar

Caracterização da amostra

  1. Qual é a sua idade?*

(  ) Menos de 30 anos

(  ) 30-40 anos

(  ) 40-50 anos

(  ) Mais de 50 anos

  1. Qual é o seu género?*

(  ) Masculino

(  ) Feminino

  1. Qual é a sua nacionalidade?*

(  ) Português(a)

(  ) Brasileiro(a)

(  ) Angolano(a)

(  ) Outra

Se selecionou a opção “outra” na questão anterior, indique qual.

A sua resposta

  1. Qual é o seu estado civil?*

(  ) Casado(a)

(  ) União de facto

(  ) Divorciado(a)

(  ) Solteiro(a)

(  ) Viúvo(a)

(  ) Outra

Se selecionou a opção “outra” na questão anterior, indique qual.

A sua resposta

 

  1. Qual é habilitação literária?*

(  ) Ensino médio

(  ) Ensino secundário

(  ) Ensino superior

  1. Em que meio reside?*

(  ) Rural

(  ) Urbano

  1. Qual a sua tipologia familiar*

(  ) Família nuclear intacta

(  ) Família monoparental

(  ) Família alargada

(  ) Outra

Se selecionou a opção “outra” na questão anterior, indique qual.

A sua resposta

  1. Já praticou desporto?*

(  ) Sim

(  ) Não

  1. Pratica desporto em família?*

(  ) Sim

(  ) Não

 

Envolvimento Parental

Indique o seu nível de concordância com as seguintes afirmações, sendo 1 ( discordo totalmente) a 5 (concordo totalmente).

  1. Participo regularmente nas competições do meu filho.*

Discordo totalmente

(  ) 1

(  ) 2

(  ) 3

(  ) 4

(  ) 5

Concordo totalmente

  1. Encorajo o meu filho a continuar a praticar desporto mesmo após uma derrota.*

Discordo totalmente

(  ) 1

(  ) 2

(  ) 3

(  ) 4

(  ) 5

Concordo totalmente

  1. Forneço orientações sobre como melhorar o desempenho desportivo do meu filho.*

Discordo totalmente

(  ) 1

(  ) 2

(  ) 3

(  ) 4

(  ) 5

Concordo totalmente

  1. Estou presente nos treinos do meu filho, quando possível.*

Discordo totalmente

(  ) 1

(  ) 2

(  ) 3

(  ) 4

(  ) 5

Concordo totalmente

 

 

Funcionamento Familiar

Indique o seu nível de concordância com as seguintes afirmações, sendo 1 ( discordo totalmente) a 5 (concordo totalmente).

  1. Em casa, a comunicação entre os membros da família é clara e aberta.*

Discordo totalmente

(  ) 1

(  ) 2

(  ) 3

(  ) 4

(  ) 5

Concordo totalmente

  1. A minha família consegue adaptar-se bem a mudanças inesperadas.*

Discordo totalmente

(  ) 1

(  ) 2

(  ) 3

(  ) 4

(  ) 5

Concordo totalmente

  1. Considero que a minha família é unida e oferece suporte mútuo.*

Discordo totalmente

(  ) 1

(  ) 2

(  ) 3

(  ) 4

(  ) 5

Concordo totalmente

  1. Em situações de conflito, a minha família resolve os problemas de forma colaborativa.*

Discordo totalmente

(  ) 1

(  ) 2

(  ) 3

(  ) 4

(  ) 5

Concordo totalmente

 

Comportamento durante os jogos

Indique o seu nível de concordância com as seguintes afirmações, sendo 1 ( discordo totalmente) a 5 (concordo totalmente).

  1. Como avalia a sua atitude em relação à arbitragem durante os jogos?*

Muito agressivo

(  ) 1

(  ) 2

(  ) 3

(  ) 4

(  ) 5

Muito calma

  1. Considera que respeita os colegas de equipa do seu(ua) filho(a) e adversários?*

Nunca

(  ) 1

(  ) 2

(  ) 3

(  ) 4

(  ) 5

Sempre

  1. Costuma refletir sobre como seu comportamento afeta o desempenho da equipa do(a) seu(ua) filho(a)?*

Nunca

(  ) 1

(  ) 2

(  ) 3

(  ) 4

(  ) 5

Sempre

  1. Como você reage diante de situações de pressão ou conflitos durante os jogos?*

Muito agressivo

(  ) 1

(  ) 2

(  ) 3

(  ) 4

(  ) 5

Muito calma

Scroll to Top