História

História

 

A Associação Desportiva da Estação (ADE) é uma instituição que foi fundada a 6 DE MARÇO DE 1976.

De acordo com os seus estatutos, a Associação Desportiva da Estação visa o engrandecimento do desporto, promovendo a prática de diversas modalidades com particular predominância para o futebol juvenil, inserindo-se no âmbito de um amadorismo total dos seus praticantes e de uma sã camaradagem entre todos, perspectivando prioritariamente a formação do indivíduo e a sua integração na sociedade.

A Associação Desportiva das Estação, clube filiado na Associação de Futebol de Castelo Branco é uma Colectividade com 38 anos de existência, e apesar da sua curta vida, congratula-se por já ter sido distinguida como Instituição de Utilidade Pública, segundo o artº 3º do Decreto Lei 460/77, despacho de 13/09/89. A Desportiva da Estação foi ainda distinguida com a Medalha de Bons Serviços Desportivos, Medalha de Prata de Mérito Municipal e Sócio de Mérito da Associação de Futebol de Castelo Branco.

É uma Colectividade que hoje movimenta nos seus quadros de formação, desde os escalões de Petizes a Séniores cerca de:

  • 480 atletas (futebol);
  • 180 atletas (ginástica – várias vertentes);
  • 60 atletas (karate – WADO KAI);
  • 5 atletas (judo);

A Associação Desportiva da Estação, é a Colectividade filiada na Associação de Futebol de Castelo Branco, que possui mais títulos a nível distrital, tendo sido campeã em todas as categorias do futebol de formação e no futebol sénior, contabilizando nos seus 38 anos de vida 100 títulos no futebol distrital.

Devido aos serviços prestados à comunidade da cidade da Covilhã e da região em que está inserida a nossa Associação, foi também distinguida várias vezes como clube do ano para o futebol juvenil por diversas rádios e jornais da região:

  • Rádio Caria em 1992, 1993, 1995;
  • Rádio Juventude de Castelo Branco em 1989;
  • Rádio Cova da Beira em 1993,
  • Tribuna Desportiva em 1994;

Visão

Ambicionando ser: “uma associação sem fins lucrativos, reconhecida pela formação de jovens, educação, sociabilização, transmissão de valores, perspetivando prioritariamente a formação do indivíduo e a sua integração na sociedade, assim como, a intra/interligações com outras associações, clubes, escolas, entidades do concelho da cidade da Covilhã.

Esta Instituição ambiciona desenvolver um trabalho sólido, eficaz, de excelência, onde as partes integrantes possam ganhar conhecimentos e competências para a sua vida futura, fazendo com que as experiências possam ser transmitidas, tanto nas partes como no todo que fazem parte da Instituição, para se alcançarem os objetivos pretendidos.

Valores

A instituição Associação Desportiva da Estação assume como valores o desenvolvimento técnico, pedagógico, social e cultural, assim como, potenciar as capacidades físicas e psicológicas que contribuam para o desenvolvimento global, visando o aumento da produtividade e fomentando hábitos saudáveis na melhoria da formação, utilizando competências sociais e valores morais, de entre os quais se privilegiam a responsabilidade, espirito de equipa, disciplina, tolerância, perseverança, verdade, respeito, solidariedade e dedicação.

Missão

A Associação Desportiva da Estação tem como Missão “promover a cultura, companheirismo, entreajuda, corporativismo, associativismo, bem-estar e atividade física, na população do concelho da Covilhã, ambicionando ser: “uma associação sem fins lucrativos, reconhecida pela formação de jovens, educação, sociabilização e transmissão de valores, assim como, a intra/interligações com outras associações, clubes, escolas, entidades do concelho, cidade e distrito de Castelo Branco.

Esta Instituição abrange jovens com faixa etária dos 4 aos 19 anos, direcionada para o futebol de formação, onde desenvolve e aperfeiçoa oportunidades para praticar futebol como um desporto de recreação, tempo livre, formação e competição.

Ocupar os tempos livres das crianças no sentido de combater a indisciplina e marginalidade, fomentar as relações pessoais dos jovens – entre si e com os outros, proporcionando a todas as crianças, na escola de futebol da ADE, um programa de ensino/aprendizagem original e inovador, perspetivando às mesmas, melhores competências e constante evolução, respeitando sempre as suas etapas de desenvolvimento.


Ao longo da sua história, a Associação Desportiva da Estação formou diversos atletas que se notabilizaram no futebol profissional. São eles:

  • Joanito (João Sousa): Internacional por Portugal e passagem por clubes como Académica, União de Leiria e Sporting Clube da Covilhã.
  • Sérgio Rebordão: Internacional por Portugal e passagem por clubes como Futebol Clube do Porto e Sporting Clube da Covilhã.
  • Hugo Cordeiro: Internacional por Portugal e passagem por Sporting Clube da Covilhã.
  • João Real: Internacional por Portugal e passagem por clubes como Sporting da Covilhã, Naval 1º de Maio e Académica de Coimbra.
  • Juvenal: Passagem por clubes como Campomaiorense, União de Coimbra, União de Leiria, Beira-Mar e Leixões.
  • Yannick Djaló: Internacional por Portugal e passagem por clubes como Sporting e Benfica.

A Associação Desportiva da Estação teve ainda ao longo da sua história outras modalidades para além do futebol, como o Andebol, Xadrez, Atletismo e Futebol, onde alcançou diversos títulos distritais e nacionais.

Para além das atividades desportivas, a ADE participou sempre em diversas atividades culturais.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial